• Barajar
    Activar
    Desactivar
  • Alphabetizar
    Activar
    Desactivar
  • Frente Primero
    Activar
    Desactivar
  • Ambos lados
    Activar
    Desactivar
  • Leer
    Activar
    Desactivar
Leyendo...
Frente

Cómo estudiar sus tarjetas

Teclas de Derecha/Izquierda: Navegar entre tarjetas.tecla derechatecla izquierda

Teclas Arriba/Abajo: Colvea la carta entre frente y dorso.tecla abajotecla arriba

Tecla H: Muestra pista (3er lado).tecla h

Tecla N: Lea el texto en voz.tecla n

image

Boton play

image

Boton play

image

Progreso

1/21

Click para voltear

21 Cartas en este set

  • Frente
  • Atrás
O estado de natureza, proposto por Hobbes, pode ser utilizado como analogia à anarquia internacional.
CERTO. O Estado de Natureza é aquela condição em que o homem, para sua segurança, depende unicamente de sua própria força e engenho e há temor constante de morte violenta. O realismo se aproveita deste conceito para descrever a anarquia internacional, dada a condição de ausência de um governo supremo, no qual todos os estados vivem em constante desconfiança perante aos demais.
Para Morgenthau, a natureza humana altera-se de tempos em tempos, sendo necessária a revisão constante das leis objetivas que regulam a política.
ERRADO. Segundo o primeiro dos princípios realistas de Morghentau, tanto a nossa natureza humana como a política não se alteram de tempos em tempos, mas obedecem a leis objetivas. Assim, não se pode ignorar a natureza humana, que é a busca racional pela sobrevivência.
Para Morgenthau, o interesse dos Estados é sempre configurado em termos de poder.
CERTO. Segundo o segundo princípio realista de Morgenthau, os interesses dos Estados não são governados por influências morais, mas condicionados pela busca racional dos ganhos e perdas na política externa. Assim, a política exterior de país não deve estar associada às simpatias pessoais do governante, mas se guiar pelo interesse nacional da nação. Este princípio é guiado pela influência de Maquiavel.
Para Morgenthau, os interesses que guiam as ações dos Estados não são fixos e permanentes, apesar do interesse pelo poder ser constante.
CERTO. Como impresso em seu terceiro princípio realista: "O realismo parte do princípio de que seu conceito-chave de interesse definido como poder constitui uma categoria objetiva que é universalmente válida, mas não outorga a esse conceito um significado fixo e permanente."
Para Morgenthau, a ética e a moral podem ser usadas como mecanismos para julgar a ação dos Estados.
ERRADO. Como diz o quarto princípio realista, “O realismo sustenta que os princípios morais universais não podem ser aplicados às ações dos Estados em sua formulação universal abstrata, mas que devem ser filtrados por meio das circunstâncias concretas de tempo e lugar”, a influencia da moral e da ética podem ser usados como mecanismos de justificação e legitimação da aça dos Estados, mas não servem para julgar o comportamento destes.
Para Morgenthau, os valores morais de uma nação não podem ser considerados universais.
CERTO. Como afirma o quinto princípio realista, "O realismo político recusa-se a identificar as aspirações morais de uma determinada nação com as leis morais que governam o universo”.
Para Morgenthau, a ciência política está subordinada à outras ciências que a condicionam, como a economia e o direito.
ERRADO. Segundo Morgenthau, a ciência política é autônoma, como afirma em seu sexto princípio realista: "“O realista político não ignora a existência nem a relevância de padrões de pensamento que não sejam os ditados pela política. Na qualidade de realista político, contudo, ele tem de subordinar esses padrões aos de caráter político e ele se afasta das outras escolas de pensamento quando estas impõem à esfera política quaisquer padrões de pensamento apropriados a outras esferas”.
Contribuições ao pensamento realista incluem Tucídides, que examina a guerra entre Atenas e Esparta e cunha o termo "anarquia internacional"; Maquiavel, que afirma que a sobrevivência do Estado não deve se guiar pela moral; e Hobbes, que contribue com o estado de natureza.
CERTO.
Para os realistas, a centralidade da ação política são os indivíduos, que agem por meio do Estado para garantirem a sua sobrevivência. Utilizam para tal o poder, que guia as relações internacionais. Resultam dessas relações de poder a anarquia internacional.
ERRADO. Para os realistas, a centralidade da ação política parte do próprio Estado, que utiliza o poder para garantir sua própria sobrevivência. A centralidade nos indivíduos parte do pensamento liberal.
Três premissas comuns ao pensamento realista clássico: não-consideração do ambiente interno do Estado para a análise internacional; pessimismo em relação à natureza humana; entendimento de que o poder é um fim em si mesmo.
CERTO.
.E.H. Carr concorda com os idealistas, pensamento predominante na época, ao afirmar que o laissez-faire, o comércio e a normalização das relações entre os Estados criaria a harmonia de interesses, afastando o risco de guerras.
ERRADO. Carr, em "Vinte anos de Crise", tece uma crítica aos idealistas por esse mesmo motivo, entendendo que a harmonização de interesses favorece a manutenção do poder por uma classe dominante. Ao dissociar a moral individual da moral do Estado, concordando com Maquiavel que a finalidade suprema do Estado é a sua sobrevivência, ele lança as bases para o pensamento realista.
Segundo o pensamento realista, o sistema de self-help pressupõe que os Estados criem alianças para se ajudarem mutuamente em caso de uma ameaça maior.
ERRADO. O self-help dispõe sobre o Estado se auto-ajudarem, entendendo que a anarquia internacional gera um impulso egoísta por parte dos Estados, que devem preocupar-se com sua sobrevivência.
O realismo clássico e o realismo estrutural (neorrealismo) concordam sobre o nível de análise das relações internacionais: ambos partem dos governantes e da natureza egoísta do ser humano.
ERRADO. O realismo estrutural utiliza-se da estrutura para explicar o sistema internacional - a anarquia internacional como responsável por moldar o comportamento de sobrevivência dos Estados.
O realismo estrutural abre espaço para as interações interno-externo nos processos de elaboração de políticas e tomada de decisão, mas não avança muito na resolução de dilemas relativos à cooperação entre Estados.
CERTO. O realismo estrutural pressupõe que as características internas dos Estados influenciam a sua atuação enquanto unidade da estrutura, mas compartilha a visão clássica de que a anarquia resulta em comportamento egoísta de sobrevivência, não considerando o benefício das cooperações.
Para Waltz, a estrutura internacional é capaz de limitar a ação dos agentes através da socialização e da competição.
CERTO. A socialização seria responsável por ditar regras de comportamento aceitáveis aos Estados. Estes poderiam atuar de outra forma, mas sofreriam reações. A competição faz com que as ações bem sucedidas dos agentes sejam imitadas pelos demais.
Para Waltz, as teorias que se concentram em indivíduos (primeira imagem) ou nações (segunda imagem) como nível de análise são sistêmicas, enquanto as que focam o sistema internacional (terceira imagem) são reducionistas.
ERRADO. Ocorre o oposto. Levando se em consideração as teorias sistêmicas e a terceira imagem, o sistema internacional, Waltz conclui que a guerra é causada pela anarquia internacional e pela guerra de todos contra todos, em que os Estados que sobrevivem dentro do ambiente internacional são os que conseguem recursos para a manutenção do seu status quo (um verdadeiro darwinismo político). Dessa forma, há um enfoque na estrutura política, pois, o conflito ocorre simplesmente, segundo o autor, porque não há um poder superior ao dos Estados e, deste modo, o uso da força estaria sempre presente para a solução dos choques de interesses (ou seja, a análise do sistema é o que impacta sobre os Estados como um todo).
O liberalismo compartilha com o realismo a visão de que o conflito causado pélo estado de anarquia internacional é inevitável.
ERRADO. O liberalismo não vê o conflito como inevitável. Embora compartilha a visão sobre o estado de anarquia e mesmo de desconfiança entre os Estados, o liberalismo substitui o conflito pela cooperação, acreditando ser possível atingir a harmonia redirecionando o conteúdo do poder para o lucro e beneficios (geração de riqueza).
Na década de 90, o realismo sofre duras críticas, principalmente por sua incapacidade de prever a queda da União Soviética e sua inadaptação de lidar com um mundo pós-guerra fria. Novos assuntos ecoavam, novos autores e o possível/eventual fim dos conflitos era anunciado. No entanto, muitos conflitos explodiram em diversos cantos do planeta, trazendo à moda novos/velhas ideias realistas.
CERTO. Quanto aos novos assuntos, pode-se destacar e emergência de assuntos antes considerados Low Politics, como globalização, ambiente e direitos humanos. Como exemplo de novos autores, temos Hutington, com "The Clash of Civilizations, segundo a qual as identidades culturais e religiosas dos povos serão a principal fonte de conflito no mundo pós-Guerra Fria. Fukuyama anunciava a possível superação dos conflitos com "O Fim da História", que afirmava que o mundo havia entrado em uma fase unipolar após a queda do muro de Berlim, coroando o capitalismo como fase última da humanidade.
Para o liberalismo, a sociedade progride através dos interesses egoístas dos indivíduos, e a harmonia entre os Estados pode ser alcançada através do livre-comércio, das democracias e das instituições.
CERTO. A análise a partir dos indíviduos é herança do pensamento iluminista, e foi bastante revolucionária para a sua época. O direito individual à vida, à liberdade e à propriedade são vistos como naturais e essenciais.
A tradição liberal é reforçada após a Segunda Guerra Mundial, mas cai em descrédito após a invasão do Afeganistão pela União Soviética em 79.
ERRADO. Após a Segunda Guerra, a incapacidade do liberalismo de prever o ataque da Alemanha fez esta cair em descrédito, abrindo espaço para interpretações realistas sobre a realidade e contribuindo para o contexto da Guerra Fria. Ela retorna à cena com a détente, para cair novamente em descrédito após a invasão do Agefanistão pela URSS, dando lugar ao neorrealismo de Waltz.
A criação da Liga das Nações remete a uma possíbilidade de normatização das relações internacionais através das instituições, uma crença do pensamento liberal. Mas a sua má experiência com a eclosão da Segunda Guerra Mundial faz com que interpretações realistas ganhem força.
CERTO.