• Barajar
    Activar
    Desactivar
  • Alphabetizar
    Activar
    Desactivar
  • Frente Primero
    Activar
    Desactivar
  • Ambos lados
    Activar
    Desactivar
  • Leer
    Activar
    Desactivar
Leyendo...
Frente

Cómo estudiar sus tarjetas

Teclas de Derecha/Izquierda: Navegar entre tarjetas.tecla derechatecla izquierda

Teclas Arriba/Abajo: Colvea la carta entre frente y dorso.tecla abajotecla arriba

Tecla H: Muestra pista (3er lado).tecla h

Tecla N: Lea el texto en voz.tecla n

image

Boton play

image

Boton play

image

Progreso

1/5

Click para voltear

5 Cartas en este set

  • Frente
  • Atrás
Segundo Cervo, a tradição diplomática brasileira se caracteriza por: autodeterminação, não intervenção e solução pacífica de controvérsias; juridicismo; bilateralismo normativo; ação externa cooperativa e não confrontacionista; parcerias estratégicas; realismo e pragmatismo; cordialidade oficial no trato com os vizinhos; desenvolvimento como vetor; independência de ação internacional.
ERRADO. O único termo equivocado é o "bilateralismo", pois, segundo Cervo, o Brasil preza pelo multilateralismo normativo.
A tradição bilateral-hemisférica dominou o campo diplomático brasileiro de 1902 a 1961, com ênfase em uma política externa regional, com dois focos: os EUA e o Cone Sul.
CERTO. A centralidade nos EUA é explicada pela sua figura de hegemonia, o que acaba conferindo um poder de barganha aos brasileiros no qual alguns autores se referem como um subimperialismo brasileiro na América do Sul.
A gestão Rio Branco (1902/1912), a Primeira e Segunda Era Vargas (1930/1945 e 1951/1954), 1946 a 1951
(Governo Dutra), 1954/1955 (Café Filho) e a primeira metade de JK (1956/1958) são caracterizados como alinhamento pragmático.
ERRADO. O alinhamento pragmático, no qual o Brasil se relaciona com base em barganhas e trocas de interesses, se contrapõe ao alinhamento automático. O Governo JK, porém, pode ter sua primeira metade identificada como AA, ao passo que a segunda metade se encaixa no AP. O Governo Dutra e Café Filho também entram no AA.
Durante a segunda Guerra, o Brasil se utiliza do seu poder de apoio para barganhar recursos para alavancar o desenvolvimento interno, como industrialização e substituição de importações.
CERTO. Esta triangulação entre Brasil, EUA e Alemanha é definido por Gerson Moura como "autonomia na dependência".
O segundo governo Vargas e a metade final do governo JK são marcados pelo bilateralismo pragmático, dentro do contexto da Guerra Fria, com exclusivismo das relações comerciais com o bloco capitalista.
ERRADO. Estes governos foram marcados pelos primeiros ensaios de multilateralismo e abertura sistemática além do eixo norte-sul, destacando-se a aproximação no Governo Vargas com países do Leste Europeu e nações recém-independentes no mundo asiático, e aproximação com a América Latina no governo JK.