• Barajar
    Activar
    Desactivar
  • Alphabetizar
    Activar
    Desactivar
  • Frente Primero
    Activar
    Desactivar
  • Ambos lados
    Activar
    Desactivar
  • Leer
    Activar
    Desactivar
Leyendo...
Frente

Cómo estudiar sus tarjetas

Teclas de Derecha/Izquierda: Navegar entre tarjetas.tecla derechatecla izquierda

Teclas Arriba/Abajo: Colvea la carta entre frente y dorso.tecla abajotecla arriba

Tecla H: Muestra pista (3er lado).tecla h

Tecla N: Lea el texto en voz.tecla n

image

Boton play

image

Boton play

image

Progreso

1/43

Click para voltear

43 Cartas en este set

  • Frente
  • Atrás
Diversos fatores contribuíram para que Portugal fosse pioneiro na expansão marítima, como a posição geográfica, a ideologia "aventureira" da população e a unificação precoce do reino. A revolução de Avis de 1385 foi importante para alinhar a burguesia local e pequena nobreza com a monarquia, favorecendo um estado empreendedor.
CERTO. A nomeada revolução opôs Portugal, cujos setores da burguesia e a pequena nobreza se identificavam, e Castela, feudal e apoiada pela grande nobreza, pela disputa do trono português. A vitória de D. João reforçou a soberania nacional, mas pressionou o reino por expansão que aumentasse os seus recursos.
A expansão marítima e territorial era motivada pela riqueza material, como de ouro e especiarias, mas também por uma ideologia "aventureira" que lhe seguia. Neste contexto, a conquista de Ceuta, em 1415, representou tanto o sucesso de um empreendimento exploratório, como a consolidação de Portugal na rota do ouro transaariano.
ERRADO. Apesar dos lucros iniciais, Ceuta representaria, a longo prazo, um fracasso comercial, pois estava cercada de território mouro, que simplesmente desviaram as rotas comerciais da cidade. Isso obrigou Portugal a revisar sua estratégia expansionista, direcionando-a para o Atlântico e a costa africana.
No sé**** XV, Portugal não adentraria profundamente o território africano, limitando-se às ilhas de Cabo Verde (1460) e Sâo Tomé (1471) e a feitorias fortificadas ao longo da costa ocidental. Eram comercializados com os grupos locais principalmente ouro, marfim, pimenta e escravizados.
CERTO. O comércio de escravizados se intensificou a partir de 1441.
Portugal foi pioneiro na disputa com a Espanha pelas rotas marítimas. O país se beneficiou de uma unificação precoce, à medida em que a Espanha somente se unifica em finais do sé**** XV. Portugal seguiu uma estratégia de encontrar as Índias navegando a oeste, à medida que Espanha preferiu contornar a costa africana, construindo no caminho diversas feitorias.
ERRADO. As estratégias estão invertidas, conquanto o resto está correto. A unificação da Espanha se dá com a união dos reinos de Leão, Aragão e Castela, e com a expulsão dos mouros de Granada em 1492. Antes do Brasil, Portugal já havia subsidiado diversas colônias (Ilha da Madeira, Açores, Cabo Verde, São Tomé).
Abastecido pela rota do Oriente, Portugal não daria muita importância à nova colônia nos anos iniciais. O interesse mudaria após pressões colonizatórias por parte da França, além de um declínio na rota do oriente.
CERTO. Não quer dizer que não havia atividade na colônia - Fernão de Loronha era arrendatário da Ilha que leva seu nome hoje, utilizando-a como entreposto para o comércio de pau-brasil. A França questiona o tratado de tordesilhas, com tentativas de colonização como a França Antártica (Rio de Janeiro),
O tratado de Tordesilhas foi assinado em 1493 pelo papa Alexandre VI para evitar a guerra entre Espanha e Portugal pela soberania das novas terras, encontradas por Colombo no ano anterior. Estipulava que as terras a até 100 léguas de Cabo Verde pertenciam a Portugal, enquanto o outro lado seria da Espanha.
ERRADO. O tratado assinado em 1493 foi o antecessor, a "Bula Inter Coetera", que declarava estes termos de posse. Insatisfeito, o Rei de Portugal Dom João II contestou essa medida, tendo como resolução Tordesilhas, assinado em 1494 e estipulando as terras portuguesas a até 370 léguas de Cabo Verde.
As capitanias hereditárias não eram uma inovação no sistema colonial português à época da implementação no Brasil. Delegavam poder supremo de jurisdição aos donatários, que poderiam doar sesmarias e escravizar indígenas.
CERTO. As capitanias já tinham sido utilizadas como sistema na ilha da Madeira. No Brasil, não deram certo, com exceção de Pernambuco e São Vicente, por diversos fatores ligados ao isolamento.
A cana-de-açúcar já vinha sido cultivada nas colônias portuguesas antes de ser implementada como monocultura no Brasil. O primeiro engenho data de 1533, construído em Santos, o que daria início a uma grande empreitada colonial, utilizando mão-de-obra escrava indígena.
ERRADO. O primeiro engenho brasileiro foi construído em 1533, em São Vicente, por Martin Afonso de Souza com mudas trazidas da ilha da Madeira. Nesta ilha, Portugal já vinha desenvolvendo o cultivo da cana desde 1452.
As tensões com os indígenas eram marca registrada do processo colonizatório das capitanias hereditárias. Observa-se nas capitanias mais bem sucedidas a combinação do plantio da cana-de-açúcar com uma relação relativamente pacífica com os nativos.
CERTO. Algumas capitanias de fato deram errado por conflito com os indígenas.
Os nomeados a serem laureados com uma capitania hereditária eram navegantes, comerciantes, e membros da alta nobreza portuguesa.
ERRADO. O erro está em "alta" nobreza, pois, na verdade, esta estava mais interessada nos negócios das Índias, mais lucrativo. Os donatários eram membros da pequena nobreza.
A criação do Governo Geral teve como peso motivos externos, como a derrota no Marrocos e crises nas rotas das Índias. O motivo principal, porém, foi a necessidade de se criar um centro administrativo e político no Brasil, visto a dificuldade de coesão das capitanias hereditárias. Estas, porém, não foram extintas com a criação do Governo Geral.
CERTO. As capitanias foram sendo gradualmente devolvidas à Coroa por meio de compra. Elas foram oficialmente extintas em 1759, no processo da Reforma Pombalina, sendo convertidas em províncias.
O estabelecimento do Governo Geral no Brasil criou alguns cargos para a nova administração na colônia. Para publicizar a justiça, outrora nas mãos dos donos de terra, criou-se o Provedor-Mor. Para a administração fazendária e prestação de contas à Coroa, o de Ouvidor-mor. E para a segurança e vigilância da ilha, o de Capitão-mor.
ERRADO. Os cargos estão trocados: na verdade, Ouvidor-Geral estava para a justiça, e Provedor-Mor para a Fazenda; o cargo de Capitão-mor, na verdade, já datavam das capitanias hereditárias, sendo que os donatários possuíam este título. Martin Afonso de Sousa foi o primeiro a receber, em 1534. No Governo-geral, porém, haveria um capitão-mor responsável por toda a costa.
A atividade pecuária foi inaugurada por Martin Afonso de Sousa, que traz gados de Cabo Verde à capitania de São Vicente. Esta seria responsável pela gradual colonização do nordeste, ainda no sé**** XVI. No sul, porém, a atividade pecuária só chegaria no sé**** XVIII.
CERTO. A pecuária se intensificaria no sul para abastecer a região mineradora, que se intensifica neste período.
As câmaras foram fundamentais para a administração colonial, sendo estabelecidas no Governo-Geral, com diversas funções, como o governo das cidades e vilas, e órgão de primeira instância da justiça. Embora não houvessem regras explícitas de exclusão com base identitária, o acesso de ******, indígenas e judeus-novos eram frequentemente dificultados aos cargos civis.
ERRADO. A exclusão era explícita, pois existia a regra de "pureza de sangue", que excluía ******, mouros e judeus (o que motiva discriminação com os cristãos-novos). Os mulatos se justificavam com a ascendência indígena; embora não fosse proibido, eram considerados inferiores.
Os jesuítas, que abarcaram no Brasil com Tomé de Sousa, tinham como objetivo sujeitar o indígena à ordem portuguesa por meio da conversão. As missões frequentemente entravam em conflito com os colonos, que buscavam a escravização pura de um ser que consideravam "inferior".
CERTO. Embora algumas missões jesuíticas apoiaram o trabalho compulsório dos indígenas, estruturalmente a ordem apoiava o trabalho comunitário. A mão-de-obra retida pelos jesuítas e desejada pelos colonos foram muitas vezes fruto de tensão, como na Guerra Guaranítica.
A exclusividade da metrópole na comercialização dos produtos da colônia, parte da estrutura mercantilista vigente na época, foi rigidamente vigiada por Portugal até a Reforma Pombalina, momento em que o país começa a assinar acordos de vantagens comerciais com a Inglaterra.
ERRADO. Diversas tentativas foram feitas para obter esta rigidez,. como o decreto de exclusividade de D. Sebastião em 1570, e a criação da Companhia Geral do Comércio do Brasil, em 1649. Na reforma pombalina, o comércio com a Inglaterra é, na verdade, restringido. O maior erro da questão é que a exclusividade foi afrouxada em diversos períodos, até pelas dificuldades de ter o monopólio comercial na Europa, uma vez que a capacidade de transporte dos holandeses era bem maior.
(COSEAC/2023) As possibilidades de “ser africano” na América Portuguesa eram muito variadas, e entre elas, a condição de liberto era a mais comum. Esse fenômeno se espalhou tendo em vista que a riqueza gerada pela mineração, ao longo do sé**** XVIII, no Brasil, e desde sempre nas colônias espanholas, por proporcionar aos africanos escravizados maiores chances de adquirirem a alforria.
ERRADO. A condição de liberto não era a mais comum entre os africanos na América Portuguesa. A maioria dos africanos trazidos como escravos para as colônias americanas permanecia nessa condição durante toda a vida, sem conseguir obter a liberdade.
(COSEAC/2023) Entre os principais motivos que levaram ao surgimento do tráfico negreiro, podemos considerar a necessidade de mão de obra barata para as colônias; a falta de trabalhadores para os campos de algodão e cana-de-açúcar no Novo Mundo, a procura de mão de obra para a exploração de minérios nas Américas e a necessidade de pessoas para trabalhar nas plantações de café e cacau na América do Sul.
CERTO.
A dinâmica econômica nas minas de ouro favoreceram um maior número de alforrias em comparação às áreas de plantation.
CERTO. A presença do Estado e o caráter temporário das concessões exigiam uma grande produtividade, o que aumentava os incentivos à produtividade dos escravizados, estimulando um maior acúmulo pecuniário que os permitiam alforriar-se mais facilmente. Isso não significa dizer que a população livre era maior que a escravizada, pois esta era requirida com alta demanda durante o ápice do ciclo aurífero.
(IADES/2019) Condenada por intelectuais da igreja como Antônio Vieira, a escravidão indígena foi proibida logo no primeiro sé**** de colonização da América portuguesa. Sintomas da mudança do padrão de mão de obra indígena para o africano ao longo do sé**** 16 foram o fim das bandeiras, na capitania de São Vicente, e o início da edificação de reduções jesuíticas, como a de Sete Povos das Missões.
ERRADO. As bandeiras não foram finalizadas no sé**** 16. Elas seriam intensificadas no séc 17, sendo a vila de São Paulo o polo da cultura "bandeirante". Seriam os responsáveis, no fim do sé****, por volta de 1695, a declarar a existência de minas de ouro na região atual de Minas Gerais.
(CESPE/2017) No final do sé**** XVI, os portugueses tinham posições fortificadas na foz do rio Amazonas e na margem oriental do rio da Prata.
ERRADO. A colonização do norte só se daria no sé**** XVII: em 1605, os franceses fundariam Sâo Luís, sendo expulsos 2 anos depois pelos portugueses; a colonização da foz do rio Amazonas se daria em 1616, com a construção do Forte do Presépio e a fundação de Belém. No sul, a colônia de Sacramento seria fundada em 1680.
(CESPE/2017) Com a finalidade de garantir a efetiva ocupação da região de São Vicente, no atual litoral paulista, Martim Afonso de Souza deu início, por ordem da Coroa portuguesa, às concessões hereditárias de terras a portugueses que trazia, com esse objetivo, em sua expedição.
ERRADO. . Neste momento histórico, a concessão de terra não era, mas arrendada.
(CESPE/2017) A doação de terras pelos capitães-donatários a sesmeiros deu origem à formação de latifúndios.
CERTO
Parte da lógica mercantilista eram o financiamento de empresas privadas a iniciativas de colonização. A participação do capital privado surge na América Portuguesa a partir das companhias criadas no período da Restauração.
ERRADO. Desde o início da colonização, a coroa portuguesa incentivou a participação de particulares no processo de colonização, concedendo sesmarias. Estes sesmeiros frequentemente recebiam financiamento de investidores privados. Na América,
A Companhia Geral do Maranhão foi criada em 1684 tendo como um dos propósitos estabilizar os preços do açúcar através da concorrência com outras empresas, como a já estabelecida Companhia do Comércio do Brasil.
ERRADO. Estas companhias operavam através do monopólio de comercialização de determinados produtos, tanto na via da metrópole como na da colônia. Por isso, atuavam em locais distintos e se comunicavam direto com a metrópole. Neste momento, o Brasil era dividido entre o Estado do Maranhão do Grão-Pará e Estado do Brasil.
No início do sé**** XVIII, a concorrência das Antilhas fez com que o preço do açúcar brasileiro caísse no mercado europeu. Os proprietários de engenho, em Pernambuco, para minimizar os efeitos desta crise, recorreram a empréstimos junto aos comerciantes da Vila de Recife. Esta situação gerou um forte antagonismo entre estas partes, que se acirrou quando D. João V emancipou politicamente Recife, deixando esta de ser vinculada a Olinda. Tal fato desobrigou os comerciantes de Recife do recolhimento de impostos a favor de Olinda, o que gerou conflitos entre as elites de ambas as cidades.
CERTO. Este conflito histórico é a Guerra dos Mascates, tensão entre os senhores de terra de Olinda e os comerciantes de Recife.
(IADES/2019) Condenada por intelectuais da igreja como Antônio Vieira, a escravidão indígena foi proibida logo no primeiro sé**** de colonização da América portuguesa. Sintomas da mudança do padrão de mão de obra indígena para o africano ao longo do sé**** 16 foram o fim das bandeiras, na capitania de São Vicente, e o início da edificação de reduções jesuíticas, como a de Sete Povos das Missões.
ERRADO. Por influência da igreja, a escravização indígena foi sendo legalmente abolida a partir de 1570, com o fim definitivo (teoricamente) em 1778. O fim do séc XVI marca o início da temporada das bandeiras (que iria até fim do sé**** seguinte), não o fim. Os trechos sobre Antonio Vieira e sobre as missões estão certos.
O período entre 1530 e 1570 foram o auge da escravização indígena. A gradual transição para a escravização africana se motivava pela melhor adaptação do ***** à produção agrícola, desconhecimento da terra - evitando fugas - e maior imunidade à doenças tropicais.
CERTO. Por volta de 1570, o setor açucareiro já possuía uma melhor organização, e a necessidade de uma mão-de-obra considerada mais especializada como a dos africanos - que já eram escravizados na Ilha da Madeira - levou à gradual transição. Salienta-se que a escravização indígena ainda levaria bastante tempo para desaparecer, sendo forte em regiões como a capitania de São Vicente. Salienta-se também que foi o acúmulo de capital com a escravização indígena que permitiu os produtores de cana comprar escravizados africanos, considerados bons investimentos.
A União Ibérica foi estabelecida após uma disputa dinástica que culminou no rei da Espanha, Filipe II, como rei de Portugal. Este se torna território integrante da Espanha, adotando a sua lei e moeda, e sendo representado pelo Conselho de Portugal em Madri. Esta União tem repercurssões no Brasil, como a abertura dos portos aos espanhois e a colonização do norte para proteção da prata espanhola.
ERRADO. Portugal conserva seu status autônomo, com moeda, governo e lei próprios. O Brasil continua sendo colônia portuguesa, conquanto estivesse aberta aos espanhois.
A divisão do Brasil em Estados ocorre no início do sé**** XVI, no contexto do domínio espanhol. O pretexto para a criação do Estado do Maranhão foi essencialmente proteção, embora iniciativas de transformação da área em zona produtora de açúcar não estavam descartadas.
CERTO. A divisão entre Estado do Brasil e Estado do Grão-Pará e Maranhão ocorre em 1621. A proteção foi o motivo principal, mas também pesou o fato da região ter atrativos naturais que possibilitariam a expansão territorial. No Maranhão, havia algum açúcar, mas a região se destacou pelas "drogas do sertão" e pelo algodão.
Portugal e Holanda tinham relações pacíficas durante grande parte sé**** XVI. A Holanda não só tinha grande participação no comércio do açúcar, como refinava o material bruto do Brasil. Esta relação mudou com a União Ibérica, pois a Espanha estava em guerra com a Holanda. Na condição de inimigo de Portugal, a Holanda invadiu, além de Angola e outros pontos da Costa Africana, a Bahia, o Rio de Janeiro, o Maranhão, e, dessa vez com uma experiência mais bem sucedida, Pernambuco.
ERRADO. Os holandeses não invadiram o Rio de Janeiro e o Maranhão: estas foram invasões francesas - respectivamente, a França Antártica (1555-1565) e a França Equinocial (1612-1615). Os holandeses realmente invadiram Salvador (1624, expelidos um ano depois), e Pernambuco (1630-1654), bem como Angola.
Uma conjuntura de fatores internos e externos faria com que os preços dos açúcar caíssem a partir de 1630, jamais retornando aos patamares anteriores. Na primeira metade do séc XVII, a receita da colônia seria recuperada com o auxílio dos metais preciosos, embora a receita do açúcar fosse sempre o principal aporte.
CERTO. Mesmo no ciclo do ouro, e com os preços do açúcar em queda devido à concorrência de franceses, holandeses e ingleses nas Antilhas, a receita do açúcar sempre foi a principal arrecadação no Brasil colônia, só perdendo seu protagonismo para o café no séc XIX. No séc XVI, houve a desorganização da economia açucareira pelos holandeses - que afetaram o suprimento de escravizados. A Guerra dos Trinta Anos também diminuíram a demanda por açúcar.
A expulsão dos holandeses de Portugal aconteceria pelo aporte de tropas portuguesas a um conflito que se iniciara local. Houve apoio pernambucano dos dois lados, estando os senhores de terra majoritariamente do lado holandês, por receberem financiamento da Companhia das Indias Ocidentais. Populares, por outro lado, apoiaram os portugueses.
ERRADO. Os senhores de terra estavam à frente da resistência, descontentes com a cobrança exacerbada de dívidas pela CIO. Se na primeira tentativa de expulsão (1630-1637) as tropas eram essencialmente portuguesas, na segunda resistência (1647-1654) eram principalmente "soldados da terra". As tropas portuguesas, realmente, chegaram no final para encerrar o conflito.
Haveria ainda na primeira metade do sé**** XVII expedição entre o Amazonas e o Peru, confirmando a possibilidade de trânsito entre os dois territórios.
CERTO. O item se refere à expedição de Pedro Teixeira, em 1637, que viria a ser relatada pelo jesuíta Cristóbal Acuña.
Apesar de não ter se tornado uma região açucareira, o Norte se destacou pela produção das "drogas do sertão", legando um desenvolvimento aos moldes da região nordestina até a metade do séc XVII.
ERRADO. As "drogas do sertão" foram realmente os destaques da região, extraídas da floresta com mão-de-obra indígena escravizada. Porém, a região nunca conseguiu se desenvolver aos moldes do Nordeste, explicada pelas grandes distâncias da metrópole e pela falta de moeda em circulação.
A região de São Paulo vai se desenvolver e se transformar em centro difusor da expansão territorial tanto pela pecuária quanto pela cultura do "bandeirantismo". Os bandeirantes saíam à caça de escravizados indígenas e metais preciosos, não necessariamente de acordo com as ordens da Coroa.
CERTO. Embora os objetivos de exploração e expansão dos bandeirantes estivessem de acordo com os interesses da Coroa, estes eram insubordinados e caçavam indígenas em tempos que a Coroa buscava coibir a escravização, bem como contrabandeio de metais e pedras preciosas.
Como parte da tentativa de retomar o controle sobre as colônias após a União Ibérica, a Coroa cria o Conselho Ultramarino, que atuaria como instância tanto política quanto administrativa. Dentre algumas medidas, o Conselho proibiu o cultivo de determinados produtos para garantir a subsistência do Brasil colônia, a despeito de protestos da classe senhorial.
CERTO. Temos, por exemplo, a proibição de plantações de tabaco, que estavam substituindo o cultivo de mandioca e aumentando as chances de fome generalizada.
O tabaco seria uma atividade complementar de grande importância à economia da colônia, sendo a região do entorno de São Luís a maior produtora. O tabaco de maior qualidade era comercializado na metrópole, enquanto o de menor servia como moeda de troca por escravizados na África.
ERRADO. A grande região produtora de tabaco era o Recôncavo Baiano, com destaque para Cachoeira e Cairu, e não São Luís.
A falta de um exército que lhe capacitasse proteção ante às guerras europeias fez com que Portugal se aliasse à Inglaterra no pós-restauração. Fruto desta aproximação foi o Tratado de Methuen, que demonstrou a longo prazo ser desvantajoso para Portugal.
CERTO. Portugal precisa se proteger contra Espanha durante a Guerra de Sucessão Espanhola. Em 1703, o Tratado de Methuen é assinado sendo um tratado militar - de proteção inglesa -, mas também comercial, com entrada livre dos tecidos ingleses em território português, e vice-versa com os vinhos portugueses. Foi desvantajoso para Portugal, pois os vinhos não tinham tanta demanda quanto os tecidos, e parte do dinheiro arrecadado no ciclo do ouro serviu para pagar dívidas provenientes deste acordo.
O ouro nas Minas Gerais foi descoberto por bandeirantes no final do sé**** XVI, o que logo despertou uma migração desenfreada para a área. Minas se desenvolveu com base na urbanização diversificada, diferente do cenário agrário das áreas de plantation.
ERRADO. O ouro foi descoberto no final do sé**** XVII.(Por volta de 1695).
No processo da exploração mineira, a coroa apoiou a migração para obter lucros rápidos. Os bandeirantes, porém, ofereceram resistência, por desejarem o monopólio sobre as áreas que tinham encontrado.
CERTO. O conflito que se seguiu, entre 1709 e 1710 é conhecido como Guerra dos Emboabas, disputa entre os desbravadores vicentinos e os forasteiros em busca de ouro - os emboabas -, estes últimos sendo apoiados pela coroa no final. Após o conflito, a Coroa se instaura no território mineiro, e passa a cobrar impostos sobre o ouro. Os bandeirantes partem para encontrar minas no Mato Grosso e Goiás.
A partir de 1750, a produção de ouro começa a decair em Minas Gerais. A falta de desenvolvimento de uma economia auxiliar, como a de subsistência e outros setores produtivos, faz com que retrocedesse completamente, com as cadeias de capital migrando para o Nordeste e para Sâo Paulo.
ERRADO. A produção aurífera de fato passar a decair em 1750. Porém, haveria sim em Minas o desenvolvimento de uma economia auxiliar, que evitou a completa decadência da capitania.
Para garantir presença no delta do Prata, importante via hidrográfica de comunicação com o interior do continente, Portugal funda a colônia de Sacramento, em 1680. Esta colônia, porém, estava bastante isolada do resto dos domínios portugueses, e foi alvo de diversos ataques dos espanhois de Buenos Aires.
CERTO. Esta colônia inaugura a colonização do sul, juntamente com a fundação de Laguna e Florianópolis por açorianos e bandeirantes paulistas. A colônia vai ser alvo de diversos litígios e ficará permanentemente com Espanha no Tratado de Madrid, em 1750.