• Barajar
    Activar
    Desactivar
  • Alphabetizar
    Activar
    Desactivar
  • Frente Primero
    Activar
    Desactivar
  • Ambos lados
    Activar
    Desactivar
  • Leer
    Activar
    Desactivar
Leyendo...
Frente

Cómo estudiar sus tarjetas

Teclas de Derecha/Izquierda: Navegar entre tarjetas.tecla derechatecla izquierda

Teclas Arriba/Abajo: Colvea la carta entre frente y dorso.tecla abajotecla arriba

Tecla H: Muestra pista (3er lado).tecla h

Tecla N: Lea el texto en voz.tecla n

image

Boton play

image

Boton play

image

Progreso

1/19

Click para voltear

19 Cartas en este set

  • Frente
  • Atrás
Em apoio aos Quatorze Pontos do Presidente Woodrow Wilson, foram criados comitês para planejar a criação de uma organização de solução de litígios tanto na França quanto na Inglaterra. Apesar de a França ter proposto uma organização militarizada e com capacidade coercitiva, o projeto britânico, apoiado pelos EUA, Commonwealth e América Latina, descartava a militarização, propondo tão somente a mediação internacional para a solução dos conflitos.
CERTO. Segundo Seintenfus, "a França pretendia fazer da SDN uma controladora da possível revanche de
Berlim, enquanto a Inglaterra, separada do Continente, supunha estar protegida."
Apesar de ser a figura que conceberia a necessidade de uma organização universal específica para a manutenção da paz, Woodrow Wilson, ao perceber que a Liga das Nações não teria capacidade militar coercitiva para prevenir litígios, não aderiu ao Tratado de Versalhes que criaria a Liga.
ERRADO. Os EUA não aderiram ao Tratado de Versalhes - logo, não entraram na Liga - não por falta de vontade do presidente Wilson, mas porque o Congresso Americano, recentemente eleito com maioria republicana, rejeitou a adesão.
(IADES/2022) Os Estados Unidos da América haviam se tornado o maior produtor de bens industriais e o maior exportador de capitais, além de continuar sendo também o maior produtor de bens primários. Esse fato trouxe várias consequências importantes, com destaque para o peso dessa enorme economia, desenvolvendo uma política autônoma e intervencionista, que se manifestara no plano internacional pelo protagonismo na Liga das Nações.
ERRADO. Apesar das primeiras afirmações estarem corretas, é errado afirmar o protagonismo dos EUA na Liga das Nações, uma vez que a nação não fez parte da organização, por veto do senado americano.
Antecipando-se a um expansionismo japonês, os EUA realizou, ainda nos anos 20, uma conferência que instituiu medidas de contenção, como a limitação da frota japonesa, e o compromisso de respeitar a autonomia chinesa. Nesta década, o Japão evitou confrontar diretamente o Ocidente, política que se altera nos anos 30.
CERTO. Esta é a Conferência de Washington, de 1921. De acordo com Saraiva, o Japão trabalharia pra rever Washington assim como a Alemanha desejaria rever Versalhes.
Durante a guerra civil da URSS, Lenin buscou fazer concessões diplomáticas aos países ocidentais em troca da retirada do apoio ao exército branco. Apesar disso, considerando a atuação da Liga das Nações nociva, só adentrou a sociedade em 1936, pressionado pelas tensões com os Estados Unidos. A URSS é expulsa em 1939, devido à invasão da Finlândia.
ERRADO. A pressão que a URSS sentia não vinha propriamente dos EUA, embora houvesse um embate ideológico, mas sim da Alemanha, cujo discurso de Hitler era fortemente anticomunista.
(CESPE/2012) O Protocolo de Genebra, negociado e aprovado pela Liga das Nações, regulamentou a segurança coletiva, instituiu o arbitramento compulsório sobre temas de desarmamento e regulou, até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, as relações entre as potências no que se refere a temas de segurança.
ERRADO. Apesar de numerosos pedidos e aclamação pública pelo desarmamento, os países não estavam prontos para sacrificar sua segurança e em razão disso, a Conferência de Desarmamento instalada em 1932 por virtude do Protocolo de Genebra adotado em 1924, foi um fracasso.
(CESPE/2012) A Liga das Nações foi criada com o objetivo de solucionar pacificamente controvérsias e o de promover a cooperação internacional para o desenvolvimento econômico.
ERRADO. Conforme o Pacto da Sociedade das Nações, no art. 16, §3º, é previsto a cooperação econômica, não para o desenvolvimento mas sim para auxiliar nações em guerra e reduzir perdas.
Segundo o Pacto, o propósito da organização é "manter a paz, com base na segurança, cooperação econômica, social e humanitária, e execução de dispositivos do Tratado de paz de Versalhes".
(CESPE/2012) Os Tratados de Locarno, de 1925, além de permitirem a admissão da Alemanha na Liga das Nações, garantiram-lhe as fronteiras e favoreceram a reintegração da Renânia ao território alemão.
ERRADO. Os Tratados de Locarno marcaram uma melhoria dramática no clima político da Europa Ocidental em 1925-1930. Eles promoveram expectativas de assentamentos pacíficos contínuos, muitas vezes chamados de "espírito de Locarno". Este espírito foi concretizado quando a Alemanha se juntou à Liga em 1926, e a retirada das tropas aliadas que ocupavam a Renânia da Alemanha. O erro da questão está sobre as fronteiras: a fronteira leste, com a Polônia, ficou indefinida, uma vez que a Alemanha não aceitou a definição proposta.
(CESPE/2012) Expressão do idealismo que contagiou as relações internacionais no período pós-Primeira Guerra Mundial, o Pacto Briand-Kellogg prescreveu a renúncia à guerra como instrumento das políticas nacionais.
CERTO. O Pacto Kellogg-Briand, também conhecido como Pacto de Paris, por conta da cidade onde foi assinado em 27 de agosto de 1928, foi um tratado internacional estipulando "a renúncia à guerra como um instrumento de política nacional"
(CESPE/2012) Em 1926, o Brasil, que pleiteava um assento permanente no Conselho da Liga das Nações, retirou-se dessa organização em razão da inclusão da Alemanha, por acreditar que esse país não estava ainda plenamente reabilitado e não dispunha das condições necessárias para atuar em favor da garantia da paz mundial.
ERRADO. O Brasil barrou a Alemanha não por acreditar na sua falta de reabilitação, mas porque o próprio Brasil, sob governo de Artur Bernardes, queria ser membro permanente do Conselho. O Brasil foi o primeiro país a deixar a liga, em 1926, sendo a Alemanha ingressada logo após.
O Pacto que criaria a Liga era parte integrante do Tratado de Versalhes, o que explica as potências vencedoras do conflito como integrantes do Conselho permanente, bem como a ausência inicial na organização dos países perdedores.
CERTO. O Pacto foi, de fato, parte do Tratado de Versalhes. O Conselho de segurança inicial seria composto por Inglaterra, França, Itália, Japão e EUA. Este último, por ter seu acesso à organização negado pelo Senado, acaba ficando de fora.
Em contraste com o processo de saída, o processo de adesão à Liga era rigoroso, limitado a países soberanos.
ERRADO. Apesar de uma adesão rigorosa, a entrada não era permitida apenas a Estados soberanos, mas também a colônias ou domínios que possuíssem autogoverno, como no caso da Índia. A representação, porém, era sempre na forma de agente governamental, descartando a possibilidade de voto de nações autoproclamadas e não-reconhecidas, povos ou minorias étnicas.
A Liga careceu de mecanismos coercitivos que obrigassem os países a adotar uma conduta pacífica. Mecanismos de paz eram previstos, inclusive com a criação de um tribunal para soluções pela via do direito internacional, mas dependiam da boa-fé dos membros e da confiança recíproca.
CERTO. A Inglaterra barrou a proposta francesa de uma armada militarizada própria da organização, o que limitou suas formas de coerção. O Pacto criou a Corte Permanente de Justiça Internacional (CPJI), mas que só atuava em conflitos nitidamente jurídicos - sendo os principais deste período de caráter político.
A conjuntura do período entreguerras foi caracterizado por um imutável espírito de desconfiança, egoísmo e rivalidade entre os países, exemplificado na inexistência de acordos entre a França e a Alemanha neste espaço de tempo.
ERRADO. A conjuntura não foi sempre de desconfiança e rivalidade, pois houve um período, mais ou menos entre 1925 e 1930, que o clima entre as potências melhorou muito. Com os Tratados de Locarno, que contam com a assinatura de Alemanha e França, fronteiras foram definidas e territórios ocupados foram desmilitarizados. A tensão retornaria com vigor nos anos 30, com a crise econômica e a ascensão do nazifascismo.
A Liga obteve alguns progressos, como na discussão de questões relativas à proteção das minorias, e a administração de territórios livres, como o Sarre e o Dantzig. Não foi capaz, porém, de frear a invasão alemã neste último.
CERTO. O Sarre foi administrado pela Liga entre 1919 e 1935, momento em que, por meio de plebiscito, volta a fazer parte da Alemanha. O Dantzig era uma cidade-livre portuária da Polônia, e sua invasão por Hitler marca o início da 2ª Guerra Mundial.
A adesão da URSS à Liga foi o estopim para a saída da Alemanha da organização, tendo os nazistas um discurso fortemente anticomunista, em 1934.
ERRADO. O motivo da saída da Alemanha foi a pressão pelo seu desarmamento, durante a Conferência para o Desarmamento em Genebra. A superioridade militar era uma das estratégias de Hitler para se afirmar internacionalmente. A URSS entraria na organização oficialmente em 1936.
No contexto de seu militarismo expansionista, o Japão deixa a Liga em 1933 após um relatório que apontava autosabotagem em uma ferrovia que controlava na Manchúria para justificar sua invasão.
CERTO. O relatório Lytton elucidava o que aconteceu no Incidente Mukden, quando militares japoneses explodiram uma ferrovia japonesa na Manchúria. Com a pressão, o Japão abandona a Liga neste ano.
A ocupação italiana da Abissínia, atual Etiópia, em 1935, foi a primeira incursão italiana na África, e causou grande alvoroço na política europeia. As potências, porém, não desejavam entrar em guerra com a Itália, e a Liga ficou impotente para resolver o litígio.
ERRADO. Não foi a primeira incursão italiana na África, havendo até mesmo uma primeira tentativa de ocupação etíope, em 1895. Além dessas, também houve no sé**** XIX incursões na Líbia e na Somália.
O forte isolacionismo político característico dos anos 30, que encontrava seu expoente nos EUA de Roosevelt, gerou como consequência o fracasso da Conferência Econômica de Londres, em 1933, que tinha como objetivo buscar uma solução multilateral para a forte crise econômica pós-29.
CERTO. Roosevelt não tinha interesse em adotar medidas multilaterais, pois já tinha elaborado o seu New Deal. Seguindo esta postura, os demais países se mantiveram na posição individualista de defesa do interesse nacional.