• Barajar
    Activar
    Desactivar
  • Alphabetizar
    Activar
    Desactivar
  • Frente Primero
    Activar
    Desactivar
  • Ambos lados
    Activar
    Desactivar
  • Leer
    Activar
    Desactivar
Leyendo...
Frente

Cómo estudiar sus tarjetas

Teclas de Derecha/Izquierda: Navegar entre tarjetas.tecla derechatecla izquierda

Teclas Arriba/Abajo: Colvea la carta entre frente y dorso.tecla abajotecla arriba

Tecla H: Muestra pista (3er lado).tecla h

Tecla N: Lea el texto en voz.tecla n

image

Boton play

image

Boton play

image

Progreso

1/6

Click para voltear

6 Cartas en este set

  • Frente
  • Atrás
Tratado de Lisboa
Assinado em 2009, pelos membros da União Europeia. Reformou o funcionamento da União em vários aspectos, como o aumento do Parlamento Europeu, criação de um Presidente do Conselho Europeu, e a conversão da Carta da União sobre direitos humanos em documento juridicamente vinculativo.
Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar
Tratado multilateral celebrado sob os auspícios da ONU em Montego Bay, Jamaica, a 10 de Dezembro de 1982, que define e codifica conceitos herdados do direito internacional costumeiro referentes a assuntos marítimos, como mar territorial, zona econômica exclusiva, plataforma continental e outros, e estabelece os princípios gerais da exploração dos recursos naturais do mar, como os recursos vivos, os do solo e os do subsolo. A Convenção também criou o Tribunal Internacional do Direito do Mar, competente para julgar as controvérsias relativas à interpretação e à aplicação daquele tratado.
Tratado de Utrecht
1713. Paz sobre o litígio da Guerra da Sucessão Espanhola, concede vários territórios da Espanha para a Inglaterra, como Gibraltar, além de outras vantagens.
Tratado de Madrid
1750. Revoga o Tratado de Tordesilhas. Define a fronteira entre a América Portuguesa e Espanhola. Passa para a Espanha o controle de Sacramento. Passa para Portugal o controle dos Sete Povos das Missões. É revogado 11 anos mais tarde com o Tratado de El Pardo (1961). Porém, é reafirmado com o Tratado de Santo ildefonso (1777).
Tratado de Badajoz
x
Conferência de Bandung
Reunião de 29 países africanos e asiáticos, que visavam a cooperação para enfrentar o neocolonialismo. Reinvidicava a soberania e autodeterminação dos povos. Foi o embrião do movimento não-alinhado, que se consolidaria posteriormente na Conferência dos Países Não-Alinhados, em Belgrado, 1961.