• Barajar
    Activar
    Desactivar
  • Alphabetizar
    Activar
    Desactivar
  • Frente Primero
    Activar
    Desactivar
  • Ambos lados
    Activar
    Desactivar
  • Leer
    Activar
    Desactivar
Leyendo...
Frente

Cómo estudiar sus tarjetas

Teclas de Derecha/Izquierda: Navegar entre tarjetas.tecla derechatecla izquierda

Teclas Arriba/Abajo: Colvea la carta entre frente y dorso.tecla abajotecla arriba

Tecla H: Muestra pista (3er lado).tecla h

Tecla N: Lea el texto en voz.tecla n

image

Boton play

image

Boton play

image

Progreso

1/12

Click para voltear

12 Cartas en este set

  • Frente
  • Atrás
Exercida sob o modelo de latifúndio autossuficiente, a produção açucareira gerava excedentes que propiciavam um vigoroso comércio entre as capitanias.
ERRADO. O latifúndio não era autossuficiente, apesar de muitos possuírem uma cultura alimentar de subsistência. Havia abastecimento externo de alimentos e produtos industriais, por exemplo. O comércio também não era vigoroso, visto que a produção era voltada para a exportação, abastecendo a metrópole, e não para o desenvolvimento econômico interno.
Prevalecia a monocultura agroexportadora, principalmente de açúcar, com predomínio do latifúndio da terra e do trabalho escravo (indígenas e africanos) generalizado.
CERTO. A cana-de-açúcar representa a base da economia colonial brasileira. A escravidão indígena tem seu apogeu no sé**** XVI, visto o grande custo de importação de africanos, sendo posteriormente abolida pelo Marquês de Pombal.
No período em apreço, em que predominava a pluricultura de produtos, a produção aurífera mineira era voltada para a metrópole, e as indústrias básicas, como a metalurgia, empregavam uma pequena parcela de trabalhadores livres.
ERRADO. O ciclo do Ouro inicia-se logo após a crise da monocultura de cana-de-açúcar. Não havia ploricultura de produtos. Nesse período, também não haviam indústrias no Brasil, devido a uma proibição da metrópole.
A posse da terra era concedida exclusivamente a proprietários de pequeno e médio porte; predominava o trabalho escravo e a produção manufatureira livre destinava seus produtos à venda por comerciantes portugueses na Europa
ERRADO. A posse era concedida em sesmarias, geralmente em grandes latifúndios. A produção manufatureira vinha da metrópole para ser comercializada no Brasil, e não o inverso.
As distâncias, a consequente lentidão das comunicações, e a falta de aparato humano burocrático dificultavam o controle da população e a observância restrita das leis.
CERTO. O "aparelho estatal" na época era bastante precário em comparação ao vasto território, dificultando o gerenciamento interno.
O processo administrativo era excessivamente centralizado: todas as decisões de maior ou média envergadura administrativa passavam pelo crivo de Portugal; de tudo se queria saber em Lisboa e por tudo se interessavam o Conselho Ultramarino e a Corte.
CERTO. O Conselho Ultramarino foi criado em 1604 para tratar de assuntos das colônias. As decisões administrativas sobre o Brasil eram executadas pelo aparelho político da metrópole.
A Coroa Portuguesa, do início ao fim da colonização, procurou manter o controle total sobre o empreendimento colonial, motivo pelo qual resistiu às investidas da iniciativa privada (ou particular), no sentido de assumir papel exclusivo na exploração econômica da colônia
ERRADO. O interesse de Portugal pela colônia americana se dá a partir das capitanias hereditárias, em 1530. As terras eram concedidas em sesmarias, o que conferia um caráter privado à produção.
Os conflitos ocorridos na Europa no início do sé**** XVIII, marcadamente a Guerra de Sucessão Espanhola, impulsionaram as discussões diplomáticas entre os reinos ibéricos acerca dos limites de seus domínios na América. Nesse contexto, destacou-se a ação de Alexandre de Gusmão como proponente da cedência da Colônia de Sacramento por Portugal, definida no Tratado de Madri.
CERTO. Alexandre de Gusmão defende a cessão da Colônia de Sacramento, ao sul do atual Uruguai, em troca dos campos dos Sete Povos das Missões, onde via a possibilidade de criação de gado.
A ausência de rotas comerciais internas na América Portuguesa dificultou o controle do território e resultou no isolamento das capitanias, que tratavam quase que exclusivamente com a sede do governo colonial e a metrópole europeia.
ERRADO. Apesar dos assuntos políticos serem diretamente tratados com a metrópole, existiam algumas rotas comerciais, como as de escoamento de pecuária do sertão nordestino e do sul, que abasteciam as regiões de cana do nordeste e do ouro mineiro, respectivamente.
A disputa entre Portugal e França pelo Cabo Norte, atual Amapá, foi resolvida com a assinatura do Tratado de Utrecht, em 1713
ERRADO. Apesar da questão ter sido tratada no Tratado de Utrecht, que marca o fim da Guerra da Sucessão Espanhola, o assunto só foi encerrado de vez em 1900, com a atuação do Barão do Rio Branco.
No final do sé**** XVI, os portugueses tinham posições fortificadas na foz do rio Amazonas e na margem oriental do rio da Prata.
ERRADO. Tais fortificações só viriam a ser construídas no sé**** seguinte. Em Belém, a fundação do Forte do Presépio data de 1616, enquanto a fundação da colônia do Sacramento, na bacia do Prata, se dá em 1680.
Com a finalidade de garantir a efetiva ocupação da região de São Vicente, no atual litoral paulista, Martim Afonso de Souza deu início, por ordem da Coroa portuguesa, às concessões hereditárias de terras a portugueses que trazia, com esse objetivo, em sua expedição.
ERRADO. A expedição de Martim Afonso de Souza objetivava a colonização das terras através da concessão de sesmaria, que não eram, porém, hereditárias, mas sim concessões indiretas do uso da terra que continuava sob domínio do proprietário de pleno direito.