• Barajar
    Activar
    Desactivar
  • Alphabetizar
    Activar
    Desactivar
  • Frente Primero
    Activar
    Desactivar
  • Ambos lados
    Activar
    Desactivar
  • Leer
    Activar
    Desactivar
Leyendo...
Frente

Cómo estudiar sus tarjetas

Teclas de Derecha/Izquierda: Navegar entre tarjetas.tecla derechatecla izquierda

Teclas Arriba/Abajo: Colvea la carta entre frente y dorso.tecla abajotecla arriba

Tecla H: Muestra pista (3er lado).tecla h

Tecla N: Lea el texto en voz.tecla n

image

Boton play

image

Boton play

image

Progreso

1/10

Click para voltear

10 Cartas en este set

  • Frente
  • Atrás
Apesar de pioneiro no processo de independência, o Haiti vê-se isolado internacionalmente devido ao caráter de sua revolução.
CERTO. O fato de uma revolução conduzida por ex-escravos ter obtido sucesso foi vista como alarmes pelos setores dominantes das metrópoles e colônias. Nos processos de independência, isso significou um caráter conservador por parte dos criollos para evitar mudanças estruturais e a sublevação de "classes perigosas", como os índios servis e escravos africanos.
Simon Bolívar e o General Sucre são figuras-chave no processo de independência da Grã-Colômbia, Venezuela e Alto Peru (posterior Bolívia), ao passo que San Martín foi vital para a liberação do Chile e do Peru.
CERTO. Esses nomes são conhecidos como libertadores da América Latina. O projeto de San Martín de atacar Lima vinha pelo seu caráter de "coração dos espanhóis" na América do Sul.
O processo de emancipação deu autonomia política aos países da América Latina, significando a ruptura dos laços econômicos e ideológicos do período colonial e a adoção de novos valores liberais.
ERRADO. A elite criolla acabou determinando as finalidades e limites do processo de independência, legitimando a manutenção de uma classe oligárquica dominante no poder em detrimento das camadas populares. Economicamente, as novas nações mantém a dependência de produtos externos manufaturados, em medidas comerciais que favorecem a Inglaterra, e fornecem basicamente alimentos e matérias-primas aos mercados europeus, no período entre as guerras napoleônicas e a I Guerra Mundial.
A condição de capitalismo dependente das economias latinas vai fazer com que a importação de ideias liberais das potências europeias não surtam os mesmos efeitos sociais nestes países.
CERTO. Se, na Europa, os ideais liberais servem para ascender uma classe burguesa ao poder e extirpar os obstá***** mercantilistas que obstruíam a expansão do capitalismo, na América elas irão, apesar de também remover tais obstá*****, legitimar a manutenção de uma classe dominante que já detinha o poder. Aqui, criam-se enclaves capitalistas na medida em que vastas áreas do território permanecem sujeitas à subsistência e a ao empobrecimento crônico.
Os anos entre 1805 e 1822 são marcados por grandes conflitos sociais, em questões envolvendo a independência das américas, seguindo-se a ele um período de relativa calma que duraria até 1840, com uma estruturação pacífica dos modernos estados nacionais.
ERRADO. Seguem-se aos processos de independências nacionais diversas guerras civis, com grupos ideologicamente opostos disputando o projeto nacional a ser seguido. Na Argentina, por exemplo, a guerra se dá entre centralistas, que defendem a centralização das ideias políticas em Buenos Aires, e os federalistas do interior, que desejavam mais autonomias para as províncias.
O contexto das revoltas pré-independências envolvem as tensões sociais entre dois grupos de espanhóis: os criollos, os espanhóis peninsulares, i.e, que nasceram na metrópole europeia, e os chapetones, descendentes de espanhóis que haviam nascido nas colônias.
ERRADO. A questão inverte as características. Os chapetones eram os espanhóis peninsulares, e os criollos, os nascidos na colônia. Eram esses últimos os ocupantes das Juntas Governativas.
No México, os primeiros movimentos insurrecionais foram de caráter popular, com forte conteúdo social e racial, liderados por Hidalgo e Morellos. A independência, porém, se organiza em torno de um estado monárquico, apesar de constitucional.
CERTO. Hidalgo e Morellos eram padres que estavam inseridos no ínicio do processo de independência, entre 1805 e 1815. O México ganha sua independência, em 1821, com a assinatura do Pacto de Iguala, no qual Agustín Iturbide ascende ao poder enquanto imperador e inicia um governo despótico, derrubado no ano seguinte. Em 1824, o México ganha sua primeira constituição.
Os Estados Unidos do México, nascido em 1821, compreendia os territórios do atual México, e, adicionalmente, os da Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica. Este território se fragmenta em 1839, quando cada província fica independente.
ERRADO. Em 1823, esses países se desprendem do México e formam um estado chamado Províncias Unidas Centro-Americanas. Em 1839, ocorre a fragmentação e independência das províncias.
As independências do Vice-Reinado do Prata começam com a independência do Paraguai, em 1813, que inicia com um governo de caráter aberto às outras nações, apesar de nacionalista, e com eleição indireta para presidente.
ERRADO. A República do Paraguai tem início com uma ditadura por parte de José Gaspar Francia, que permanece no poder por 26 anos, em um governo marcado por isolacionismo.
A Guerra da Cisplatina foi motivada pela não-aceitação por parte do Brasil da anexação da Cisplatina pelas Províncias Unidas do Rio do Prata, e tem como consequência o estabelecimento da República Oriental do Uruguai.
CERTO. Era de interesse direto do Brasil não permitir a completa assimilação do delta do Prata pelas Províncias Unidas, pois isso significaria um grande controle geopolítico que resultaria no desenvolvimento do país em potência regional.