• Barajar
    Activar
    Desactivar
  • Alphabetizar
    Activar
    Desactivar
  • Frente Primero
    Activar
    Desactivar
  • Ambos lados
    Activar
    Desactivar
  • Leer
    Activar
    Desactivar
Leyendo...
Frente

Cómo estudiar sus tarjetas

Teclas de Derecha/Izquierda: Navegar entre tarjetas.tecla derechatecla izquierda

Teclas Arriba/Abajo: Colvea la carta entre frente y dorso.tecla abajotecla arriba

Tecla H: Muestra pista (3er lado).tecla h

Tecla N: Lea el texto en voz.tecla n

image

Boton play

image

Boton play

image

Progreso

1/22

Click para voltear

22 Cartas en este set

  • Frente
  • Atrás
A economia política internacional estuda a relação entre economia e política internacional, embora admita que ambas estão em âmbitos independentes.
ERRADO. A economia política internacional percebe a política e economia como indissociáveis, se inter-relacionando em termos de poder, e causando mutuamente eventualidades cíclicas.
Em uma economia globalizada, a separação entre esferas internas e externas não é tão simples, frente, por exemplo, a influência de interesses externos na política de cada Estado.
CERTO. A internacionalidade dessas ideias podem ser comprovadas pelas exportações de inflações quando os EUA elevam a sua taxa de juros.
Bretton Woods foi responsável por uma política capitalista baseada na hegemonia americana, ao reestabelecer o padrão-ouro como base para o câmbio monetário.
ERRADO. Bretton Woods favoreceu a hegemonia americana, mas ao estabelecer o padrão-ouro-dólar. Anteriormente, o padrão-ouro estava em vigor. Nesta mesma conferência, foram criados o Banco Mundial, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o GATT (Acordo Geral sobre tarifas Aduaneiras e Comércio).
O padrão-dólar-ouro começa a enfraquecer na década de 60, quando a supremacia americana começou a sofrer a concorrência das economias em recuperação da Alemanha e Japão.
CERTO. Os EUA começaram cada vez mais a se dedicar às questões da Guerra Fria, concentrando-se agora em quatro principais frentes (Cuba, China, Vietnã e União Soviética). Isso contribuiu para desviar muita da atenção dos políticos norte-americanos do rumo do desenvolvimento econômico. No final da década, a economia norte-americana dava sinais de crise, com déficits orçamentários e desequilíbrio na balança comercial cada vez mais constantes. É então, que, em 71, o presidente Richard Nixon toma a decisão de acabar com a paridade dólar-ouro, decisão ratificada pelo FMI em 1973.
A distribuição de poder pode ser sempre entendido com base em ganhos absolutos.
ERRADO. A distribuição de poder pode ser entendida com base em ganhos absolutos, para aqueles que acreditam no engajamento do Estado em cooperações e ajudas mútuas, como relativos, partindo de uma perspectiva de rivalização e jogo de soma zero.
Enquanto os liberais e os marxistas consideram vantajosas as relações de interdependência, os nacionalistas a consideram fundamentalmente conflitivas.
ERRADO. Os marxistas também consideram essas relações conflitivas, pelo fato de que se mostram assimétricas, favorecendo as nações desenvolvidas.
A teoria da economia dual, proposta por Arthur Lewis, admite a existência de um setor econômico modernizado, capitalista, responsável pela expansão do mercado, coexistindo com um setor tradicional, de subsistência, que é gradualmente modernizado pelo primeiro setor.
CERTO. Uma das críticas feitas a esse modelo vem do fato de que o setor tradicional nem sempre será modernizado, devido ao fato de que o setor capitalista necessita do setor tradicional para o seu desenvolvimento. (I.E., os países desenvolvidos se alimentam do subdesenvolvimento dos demais).
A teoria do sistema mundo, proposta por Immanuel Wallerstein, imagina o mundo como uma estrutura, os Estados como unidades dentro da estrutura, a divisão do trabalho como transnacional, e o mundo dividido entre países do núcleo, industrializados, da periferia, agrários, e da semi-periferia, intermédio entre os dois. Os países do núcleo, através da interdependência, seriam responsáveis por desenvolver gradualmente os países da periferia.
ERRADO. Todas as proposições estão corretas, exceto a última: a teoria do sistema-mundo, como uma teoria pós-marxista, critica a atuação dos países do núcleo, que, em vez de desenvolver a periferia, mantém as estruturas de poder que os colocam em posição de dominância.
Para Charles Kindleberger, a concentração da hegemonia mundial em uma potência pode ser considerada benéfica à estabilidade mundial.
CERTO. Kindleberger é um dos autores associados à teoria da estabilidade hegemônica, no qual uma potência fica responsável por ditar as regras políticas mundiais. Isso causa estabilidade no sistema, mas não está livre de consequências negativas: a potência hegemônica encontra-se livre para explorar a sua posição dominante.
A revolução financeira do sé**** XIX, com a emissão de papel-moeda e criação de instituições financeiras, permitiu a autonomia econômica dos Estados em relação ao sistema financeiro internacional.
ERRADO. A Revolução financeira permitiu aos Estados, pela primeira vez, controlar as políticas econômicas através da emissão de moeda. Mas, como consequência, este controle está atrelado ao regime monetário internacional, que, através do câmbio, define o valor de cada moeda.
Apesar da aparente impessoalidade do laissez-faire, o sistema monetário internacional sob a regra do padrão-ouro conferia à Inglaterra o monopólio de sua organização e de suas políticas.
CERTO. Como potência hegemônica da época, cabia à Londres ditar as regras de câmbio sob o padrão-ouro, no período conhecido com Pax Brittanica. A elevação ou diminuição das taxa bancária pelo Banco Central da Inglaterra grande influência sob o comércio, fluxo de capitais e renda nacional dos países.
A necessidade do restabelecimento das economias após a I Guerra Mundial leva à reafirmação do padrão-ouro como regra monetária internacional.
ERRADO. Após a I Guerra, segue uma tendência de nacionalização do sistema monetário mundial. O padrão-ouro foi substituído por um sistema improvisado de taxas flutuantes, fragmentando a interdependência mundial. Lembrando que entram neste contexto a grande depressão e o auge do fascismo, em uma conjuntura internacional nacionalista.
Como consequência da nacionalização dos sistemas monetários, as potências capitalistas organizam sistemas próprios na década de 30, que competem entre si.
CERTO. Na conferência de Ottawa, em 32, a Inglaterra, junto com seus domínios e aliados, criam o "bloco do esterlino". Em seguida, os EUA criam o "bloco do dólar", e a França cria o "bloco do ouro". Itália, Alemanha e japão se aproveitam da crise para tentar criar impérios autárquicos. A economia mundial entra em uma era de hostilidade, com desvalorizações competitivas e moedas flutuantes.
Em contraposição às economias nacionalistas do período entre-guerras, o sistema de Bretton Woods visava a coexistência do intervencionismo interno, seguindo premissas keynesianas, com a estabilidade monetária internacional.
CERTO. O sistema Bretton Woods tentou retomar a padronização das economias da época do padrão-ouro, mas, ao mesmo tempo, deixar espaço para o intervencionismo interno estatal. Um dos intuitos da criação do FMI era a existência de uma instituição que corrigisse déficits e supervisionar ajustes na taxa cambial.
Após Bretton Woods, a liquidez internacional deixa de ser uma das funções do balanço de pagamentos do Federal Reserve.
ERRADO. Como as outras moedas passam a ter o seu câmbio baseado no dólar, este se torna a principal garantia das reservas internacionais - anteriormente, era o ouro. Com isso, ocorre o inverso: regular a liquidez internacional - a facilidade com que um bem pode ser convertido em dinheiro - passa a ser uma das funções do Federal Reserve.
A desvalorização da libra e a guerra do Vietnam foram eventos que causaram repercussões econômicas que contradisseram o "Dilema Triffin".
ERRADO. O "dilema Triffin" dizia que um sistema baseado nos déficits do balanço de pagamentos norte-americano para garantir a liquidez internacional iria, a longo prazo, minar a confiança no dólar, uma vez que esta moeda iria cada vez mais se afastar do seu valor em reservas de ouro. E foi o que aconteceu após 1967. A Guerra do Vietnam foi responsável por grandes déficits no tesouro nacional, deteriorando o balanço de pagamentos.
Apesar do papel do dólar como moeda de transação global conferir privilégios econômicos e políticos aos EUA entre o pós-guerra e a década de 70, este não poderia controlar a tarifa de câmbio, como desvalorizar sua moeda para conseguir uma melhor posição comercial e de pagamentos.
CERTO. A mudança do câmbio do dólar levaria a uma mudança em todas as outras moedas, uma vez que o dólar era a moeda de referência do câmbio. Os EUA, então, tinham uma posição passiva em relação ao valor do dólar.
O rompimento do dólar com as reservas de ouro, em 73, sinaliza um aumento na estabilidade monetária internacional
ERRADO. Com o rompimento, o dólar, e, consequentemente, as outras moedas, passam a adotar taxas flutuantes de câmbio. Como cada país passa a fixar o valor da sua moeda, falta uma moeda de referência internacional, aumentando a instabilidade do sistema. A ameaça de colapso e de inflação generalizada passa a ser inerente ao sistema financeiro internacional.
O GATT foi criado com o intuito de mediar as tarifas alfandegárias entre as nações, visto a necessidade do reforço de protecionismo frente à nova hegemonia americana.
ERRADO. O GATT foi criado em reação ao protecionismo nacionalista entre 33 e 39, causado pela grande depressão. Após a guerra, entendia-se a necessidade de um mercado global aberto, integrado e interdependente.
O GATT, apesar do seu aspecto provisório - a OIC não obteve sucesso de criação, devido á oposição dos EUA -, contribuiu bastante para que as normas que regulam o comércio internacional se ajustassem ao crescimento astronômico do comércio e a agilidade das operações financeiras.
CERTO. Estima-se que as tarifas mundiais aplicadas às mercadorias industriais tenham diminuído de 40% em 1947 para 5% em 1993, devido às conversações estabelecidas ao longo das diversas rodadas.
Os países-membros do Grupo de Cairns reivindicalizavam a liberalização global do setor agrícola para os países do terceiro mundo, em resposta à liberalização agrícola por parte da Europa sintetizada na Política Agrícola Comum da União Europeia.
ERRADO. A Política Agrícola Comum da União Europeia definia um certo grau de protecionismo aos produtos agrícolas europeus. O Grupo de Cairns tinha como objetivo diminuir as barreiras à entrada destes produtos na Europa, pauta que obteve avanço com a Rodada Uruguai, última rodada do GATT, entre 86-94.
Os primeiros anos da Rodada Uruguai foram marcados por uma polarização Norte-Sul. Os países do Norte, ao passo que não apoiavam a abertura do mercado agrícola, pressionava os países do sul para concessões nos setores industrial e de propriedade intelectual. Todavia, mudanças no contexto político provocaram concessões dos países do sul ante ao norte, levando ao fim da rodada em 94.
CERTO. Dentre exemplos que alteraram a conjuntura política, podemos citar o fim da Guerra Fria, em 89, o Acordo de Blair House, entre EUA e UE em 92, (segundo o qual ambos se comprometiam com o mandato de negociações agrícolas e algumas concessões mínimas) e as alterações deposição política das nações do Terceiro Mundo, como o Brasil.